No dia 29 de abril de 1991, o primeiro passo para o que hoje é o Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado do Ceará (Sindscoce) era tomado. Na época, nove servidores de autarquias como o Conselho Regional de Medicina (Cremec), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-6), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e o Conselho Regional de Economia (Corecon) decidiram oficializar a criação de um órgão que representasse a classe trabalhista cearense.
De acordo com documentos registrados na primeira reunião, a produção deste sindicato já era algo almejado há anos pelos servidores. Num primeiro momento, foi discutida a criação de uma diretoria provisória que, posteriormente, se reuniria para definir o estatuto do sindicato e as questões relativas à conscientização dos servidores da importância do Sindscoce.
Definida a comissão provisória, os membros iniciaram momentos de visita aos conselhos, divulgando o que representa o sindicato e repassando informações sobre o órgão.
Em 1991, a primeira diretoria provisória do Sindscoce era composta por: Manoel Brito Junior (Cremec), presidente; Francisco Wilson Ferreira da Silva (CRC), vice-presidente; Regina Lúcia Magalhães Cruz (Corecon), secretária geral; Francisco Emanoel Sampaio de Souza (Crea), tesoureiro; e Fátima Maria Sampaio de Barros (Cremec), diretora de divulgação. De início, os trabalhos desta equipe foram elaborados num período de seis meses, enquanto a elaboração do Estatuto era concluída.
Ao contrário do que se encontra hoje, quando os membros se reúnem na sede do Sindscoce, no início as primeiras reuniões não tinham um local próprio de realização. Para que as discussões fossem feitas, os membros se reuniam todas as quartas-feiras, às 18h30min, na sede do Cremec. Nesses dezoito anos de atuação, a sede própria foi apenas uma das conquistas alcançadas. De 1991 a 2009, o Sindscoce vem lutando constantemente por causas que favoreçam os trabalhadores, como é o caso das negociações que envolvem o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a redução da carga horária, os aumentos salariais, incentivos sociais, etc. Iniciativas que só se tornaram possíveis graças a dezoito anos de trabalhos realmente representativos.
A atual diretoria conta com a participação de doze (12) funcionários de diversos conselhos e ordens, a saber, Conselhos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito-6, Conselho de Medicina – Cremec, Conselho de Administração – CRA, Conselho de Odontologia – CRO, Conselho de Serviço Social – CRESS, Conselho de Corretores de Imóveis – CRECI, Ordem dos Advogados – OAB, Ordem dos Músicos – OMB.
Além das atribuições inerentes ao Sindicato, como por exemplo, negociações e acordos coletivos de trabalho, dissídios, estamos realizando convênios com instituições de interesse para a nossa classe com o SESC, SENAC, FANOR, César Cabeleireiros, IAC Informática, ENAP, Faculdades Cearenses, Faculdade Ateneu, CAACE, etc., no intuito de proporcionar maiores benefícios aos filiados.
Paulo Castro
Diretor Sindscoce