Entre os dias os 15 e 17 de agosto, o SINDSCOCE esteve presente na capital do país, participando diretamente das atividades em âmbito nacional contra a PEC 108/2019, que trata do fim dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional. Na ocasião, no dia 15/08, a FENASERA – Federação Nacional dos Servidores em Autarquias realizou reunião de diretoria, com a participação da CUT Nacional, explanando sobre a atual conjuntura política do país; participou também o advogado do SINDSCOCE, Dr. Frederico Parente, abordando os aspectos políticos/jurídicos da PEC e, ainda, o advogado da FENASERA, Dr. Bruno Rocha, que tratou dos aspectos inconstitucionais do Projeto de Emenda à Constituição nº 108/2019. Desse evento saíram as seguintes deliberações:
1- Participação da categoria, através da FENASERA, na frente parlamentar contra a PEC 108/2019, que ocorrerá no dia 28/08/2019.
2- Realizações de mobilizações políticas nos Estados, juntamente aos seus respectivos Deputados e Senadores, apresentando os encaminhamentos elaborados contra a PEC 108/2019.
3- Conclusão que diante das escancaradas inconstitucionalidades da PEC, será pleiteado seu arquivamento, por não haver possibilidade de adaptações ao texto.
No dia seguinte, 16/08/2019, o SINDSCOCE, juntamente com os demais Sindicatos da categoria e a FENASERA, participou do ATO EM DEFESA DA SOCIEDADE – CONTRA A PEC 108/2019, realizado na sede da OAB/DF, que contou com a participação de representantes de vários Conselhos, inclusive Federais, além de uma grande presença da categoria por meio de seus trabalhadores. Do ato chegou-se à conclusão que o momento é de caminharmos juntos, gestores e servidores, a fim de preservar o relevante papel social dos Conselhos/Ordens e, consequentemente manter os empregos dos seus servidores. Novamente foi manifestada a importância da realização de gestão política nos Estados e assessorias parlamentares em Brasília/DF, além do fortalecimento de campanhas junto à sociedade e as categorias profissionais.
Por fim, no dia 17/08, a diretoria da FENASERA, se reuniu para fazer um balanço das atividades e elaborar os devidos encaminhamentos para que sejam adotadas todas as providências CONTRA A PEC 108/2019.