Setembro Amarelo Mês de Prevenção ao Suicídio

Uma campanha pela Sua Vida

Setembro Amarelo: Um chamado à vida

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira que, desde 2015, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio. A iniciativa, que acontece durante todo o mês de setembro, tem como objetivo principal quebrar tabus, reduzir o estigma em torno do tema e estimular a busca por ajuda para aqueles que estão passando por momentos de crise.

Por que setembro?

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Escolher o mês de setembro para intensificar as ações de prevenção foi uma forma de ampliar a discussão e chamar a atenção da sociedade para um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o suicídio?

O suicídio é um ato complexo e multifatorial, influenciado por diversos fatores como:

• Problemas de saúde mental: Depressão, ansiedade e transtornos bipolares são alguns dos principais fatores de risco.
  • Problemas sociais: Isolamento social, bullying, discriminação e dificuldades financeiras podem contribuir para o desenvolvimento de pensamentos suicidas.
  • Fatores biológicos: Alterações nos níveis de neurotransmissores e predisposição genética podem aumentar o risco.
  • Uso de substâncias: O consumo de álcool e drogas pode agravar quadros de depressão e aumentar a impulsividade.

Como prevenir o suicídio?

A prevenção do suicídio é um desafio que exige a participação de toda a sociedade. Algumas ações que podem ajudar a prevenir o suicídio são:

• Quebrar o tabu: Falar abertamente sobre o suicídio é o primeiro passo para desmistificar o tema e mostrar que as pessoas que pensam em tirar a própria vida não estão sozinhas.
  • Buscar ajuda: Se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades emocionais, procure ajuda de um profissional de saúde mental.
  • Oferecer apoio: Esteja presente para as pessoas que você ama e demonstre que se importa.
  • Promover a saúde mental: Cuide da sua saúde mental praticando atividades físicas, tendo uma alimentação saudável e buscando momentos de lazer.
  • Identificar os sinais de alerta: Aprenda a identificar os sinais de alerta de pensamentos suicidas, como:
    • Mudanças no comportamento
    • Isolamento social
    • Alterações no sono e no apetite
    • Dores físicas sem causa aparente
    • Falas sobre morte e suicídio

Onde buscar ajuda:

• CVV (Centro de Valorização da Vida): 188
  • Disque Saúde: 136
  • Serviços de saúde mental: Procure um profissional de saúde mental na sua cidade.

Juntos podemos fazer a diferença!

O Setembro Amarelo é um movimento que nos convida a refletir sobre a importância da vida e a necessidade de cuidarmos uns dos outros. Ao falarmos abertamente sobre o suicídio, ao buscarmos ajuda quando precisamos e ao oferecermos apoio aos outros, podemos salvar vidas.

Lembre-se: você não está sozinho!

SINDICATO DOS SERVIDORES EM CONSELHOS E ORDENS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL E ENTIDADES COLIGADAS AFINS DO ESTADO DO CEARÁ

em